Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Caravana de Direitos retorna a Rio Grande com atendimentos jurídicos gratuitos para as vítimas da enchente de maio

A ação será realizada no Praça Rio Grande Shopping até a próxima sexta-feira (13)


Por Larissa Rodrigues Publicado 09/09/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (1)
Foto: Ricardo Maluf/Ascom DPU Fonte: Agência Senado

A Caravana de Direitos na Reconstrução do RS retorna a Rio Grande, oferecendo atendimentos jurídicos gratuitos para as pessoas afetadas pela enchente deste ano. A ação será realizada no Praça Rio Grande Shopping até a próxima sexta-feira (13). No primeiro dia, o atendimento será das 13h30 às 18h, e entre os dias 10 e 12 de setembro, ocorrerá das 9h às 17h. Já no último dia, sexta-feira, os serviços serão prestados das 8h ao meio-dia.

Promovida pela Defensoria Pública da União (DPU), a Caravana oferece diversos serviços, como orientações sobre direitos e assistência jurídica e extrajurídica, além do acompanhamento de processos iniciados durante as missões anteriores. Entre os benefícios abordados estão o Auxílio Reconstrução, Saque Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional da Caixa Econômica Federal, Pix SOS RS, INSS, seguro-desemprego, Bolsa Família, auxílio gás e benefícios previdenciários, entre outros.

Também será possível emitir a segunda via de certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de assistência para acessar aplicativos e sites como o CadÚnico e Gov.br.

Para ser atendido, é necessário apresentar um documento de identificação, como RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento, além do CPF e comprovante de residência. Caso a pessoa não tenha documentos, será feito o registro dos dados durante o atendimento.

Em julho, o mesmo serviço foi realizado no Auditório do IFRS Campus Rio Grande, beneficiando centenas de moradores de Rio Grande e São José do Norte.