Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2024

Dicas para evitar cair em golpes ao alugar imóveis para as férias

Saiba como identificar sinais de alerta e garantir uma locação segura para suas férias


Por Anelise Freitas Publicado 08/12/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-12-08T154227.552
Foto: Ilustrativa

Com a chegada das férias, muitos começam a procurar imóveis para alugar e garantir a estadia dos sonhos. No entanto, é importante estar atento para não cair em golpes que têm se tornado cada vez mais comuns.

Como identificar e evitar os golpes

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

  1. Pesquise sobre o anunciante
    Antes de fechar qualquer negócio, faça uma pesquisa minuciosa sobre o proprietário ou a plataforma de aluguel. Verifique avaliações e comentários de outros locatários, e desconfie de preços muito abaixo da média de mercado.
  2. Prefira plataformas confiáveis
    Utilize sites conhecidos e que oferecem segurança aos usuários. Alugue apenas em plataformas que disponibilizam informações claras sobre o imóvel, e que possuam um sistema de verificação de identidade do anunciante.
  3. Nunca pague antes de visitar o imóvel
    Evite efetuar qualquer pagamento antes de ver o imóvel pessoalmente ou, pelo menos, ter uma confirmação visual de sua existência. Solicite fotos recentes, vídeos ou até mesmo uma visita virtual, para garantir que o imóvel corresponde ao que foi anunciado.
  4. Desconfie de ofertas irresistíveis
    Se o preço do imóvel for muito abaixo do valor de mercado, é melhor ficar em alerta. Golpistas costumam oferecer “ofertas imperdíveis” para atrair vítimas.
  5. Verifique documentos e registros do imóvel
    Solicite o registro do imóvel e verifique se ele está realmente disponível para locação. Caso o proprietário ou a plataforma se recuse a fornecer essa informação, desconfie.

O que fazer se for vítima do golpe

Caso você caia em um golpe, registre um boletim de ocorrência e tente bloquear a transação junto ao banco, caso o pagamento tenha sido feito recentemente. Quanto mais rápido você agir, maiores as chances de reverter a situação.

Leia também

Homem é morto a tiros no bairro Cidade Nova em Rio Grande

Brigada Militar prende jovem com drogas em Arambaré