Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Alunos do Senac Rio Grande desenvolvem revista digital sobre o Transtorno do Espectro Autista

Projeto está em negociações para que seja integrado ao site da prefeitura de Rio Grande


Por Larissa Rodrigues Publicado 12/08/2024
Ouvir: 00:00
brasileinse
Imagem: Reprodução/ Internet

Os alunos da turma 65 do curso técnico em enfermagem do Senac Rio Grande lançaram a cartilha digital “Visibilidade para TEAMAR”, como parte de um projeto integrador. Este projeto tem como objetivo abordar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), fornecendo informações confiáveis à população, com ênfase especial nas famílias que recebem o diagnóstico de TEA e não sabem como acessar seus direitos nas áreas de saúde, educação e assistência social.

De acordo com a descrição do projeto no site, ao reconhecer os variados desafios enfrentados pela população com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os alunos têm como objetivo esclarecer o percurso até o diagnóstico e os passos seguintes. A proposta é promover a compreensão de que essa fase não representa um fim, mas sim o início de um caminho para uma nova vida para a pessoa diagnosticada.

De acordo com Daniela de Freitas Rodrigues, enfermeira, mestre em Enfermagem, especialista em Saúde da Família e docente do Senac Rio Grande, o Projeto Integrador é uma unidade curricular concebida para aproximar os alunos entre o conhecimento adquirido em sala de aula e as situações reais da sociedade. Ela ressalta que essa abordagem não apenas oferece novas oportunidades de aprendizado, promovendo a integração de diversas competências, mas também fortalece a comunicação e o trabalho em equipe. Os estudantes enfrentam desafios por meio da problematização, pesquisa, tomada de decisões e colaboração em grupo, com o objetivo de atingir as metas estabelecidas, criando um elo entre o ambiente escolar e o mercado de trabalho.

Atualmente, estão em andamento negociações para que o projeto seja integrado ao site da prefeitura de Rio Grande. Com isso, a cartilha será disponibilizada como uma ferramenta acessível não apenas pelo WhatsApp e redes sociais, mas também pelo site oficial da prefeitura.

Para ter acesso à cartilha acesse o site https://heyzine.com/flip-book/a7f112bfa1.html#page/7