Prefeitura de Pelotas divulga programação da 3ª Conferência do Meio Ambiente
O evento ocorrerá na sexta-feira (14), a partir das 8h30, no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
![Design sem nome – 2025-01-31T092503.534](https://www.clicpelotas.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2025/01/Design-sem-nome-2025-01-31T092503.534.jpg)
A Prefeitura de Pelotas, em conjunto com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compam), divulga a programação da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento ocorrerá na sexta-feira (14), a partir das 8h30, no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A iniciativa é a preparação prévia para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.
A Conferência, com o tema Emergência Climática, tem como objetivo abordar de forma prática e local os desafios e soluções para as questões climáticas em Pelotas. Durante o evento, será promovida reflexão profunda sobre ações e políticas que podem ser implementadas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e adaptar a cidade para cenários futuros.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A proposta de dividir os participantes em grupos da sociedade civil, setor empresarial e poder público é essencial para a discussão mais rica e integrada.
Quem são os palestrantes:
Professor doutor Aknaton Toczek de Souza – bacharel em Direito e licenciado em Sociologia. Possui doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (UVV) e doutorado em Sociologia pela UFPR. Além disso, tem mestrado em Sociologia pela UFPR.
Atualmente, o professor Aknaton é pesquisador no Gitep/UCPel e professor do Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Penal e Sociologia do Crime e da Violência. Atua em temas como Teoria do Delito, Sociologia do Crime e da Violência, Sociologia das Drogas, Sociologia Política, Neoconservadorismo e autoritarismo, Sistema de Justiça Criminal, Etnografia do Direito e Sociologia do Direito.
Professor doutor Marcelo Félix Alonso – renomado acadêmico na área de Meteorologia. Ele possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Meteorologia pela mesma Universidade (2006) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 2011.
Atualmente, atua como diretor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é líder do Grupo de Estudos em Poluição Atmosférica e Biometeorologia Humana (Gepabioh). Ele também é membro fixo do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Professor doutor Maurício de Souza Pinto – acadêmico com formação em Administração e Desenvolvimento Regional. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2009) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016).
Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Pelotas e subcoordenador do curso de Gestão Ambiental. Também atua como colaborador da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e voluntário em diversas organizações, incluindo o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul e a Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima.
Confira a programação:
Manhã
8h30min – Inicio do credenciamento
9h -Boas-vindas e momento cultural
9h10min – Mesa de abertura
9h30min – Aprovação do Regulamento da 3ª CMMAPel
9h40min – 1ª palestra
10h10min – coffee-break
10h25min – 2ª palestra
10h55min – 3ª palestra
11h25min – Perguntas aos palestrantes
11h45min – Apresentação da metodologia dos grupos de trabalho
12h – almoço
Tarde
13h30min – Divisão dos grupos de trabalho
15h30min – Consolidação e priorização das duas propostas por eixo
15h45min – coffee-break
16h – retorno ao auditório
16h10min – Apresentação dos eixos e das propostas priorizadas
16h15min – Eixo I – Mitigação
16h25min – Eixo II – Preparação para Desastres
16h35min – Eixo III – Justiça Climática
16h45min – Eixo IV – Transformação Ecológica
16h55min – Eixo V – Governança e Educação Ambiental
17h5min – Leitura das dez propostas priorizadas e aprovadas
17h15min – Apresentação e votação dos candidatos a delegados da 3ª CMMAPel
17h30min – Fala de encerramento da 3ª CMMAPel
Leia também:
Onda de calor pode causar sensação térmica de 70°C, indica USP