Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

12 de fevereiro de 2025

Prefeitura de Pelotas divulga programação da 3ª Conferência do Meio Ambiente

O evento ocorrerá na sexta-feira (14), a partir das 8h30, no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)


Por Redação Publicado 12/02/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-01-31T092503.534
Foto: Volmer Perez

A Prefeitura de Pelotas, em conjunto com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compam), divulga a programação da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento ocorrerá na sexta-feira (14), a partir das 8h30, no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A iniciativa é a preparação prévia para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. 

A Conferência, com o tema Emergência Climática, tem como objetivo abordar de forma prática e local os desafios e soluções para as questões climáticas em Pelotas. Durante o evento, será promovida reflexão profunda sobre ações e políticas que podem ser implementadas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e adaptar a cidade para cenários futuros.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A proposta de dividir os participantes em grupos da sociedade civil, setor empresarial e poder público é essencial para a discussão mais rica e integrada.

Quem são os palestrantes:

Professor doutor Aknaton Toczek de Souza – bacharel em Direito e licenciado em Sociologia. Possui doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (UVV) e doutorado em Sociologia pela UFPR. Além disso, tem mestrado em Sociologia pela UFPR.

Atualmente, o professor Aknaton é pesquisador no Gitep/UCPel e professor do Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Penal e Sociologia do Crime e da Violência. Atua em temas como Teoria do Delito, Sociologia do Crime e da Violência, Sociologia das Drogas, Sociologia Política, Neoconservadorismo e autoritarismo, Sistema de Justiça Criminal, Etnografia do Direito e Sociologia do Direito.

Professor doutor Marcelo Félix Alonso – renomado acadêmico na área de Meteorologia. Ele possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Meteorologia pela mesma Universidade (2006) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 2011.

Atualmente, atua como diretor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é líder do Grupo de Estudos em Poluição Atmosférica e Biometeorologia Humana (Gepabioh). Ele também é membro fixo do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Professor doutor Maurício de Souza Pinto – acadêmico com formação em Administração e Desenvolvimento Regional. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2009) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016).

Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Pelotas e subcoordenador do curso de Gestão Ambiental. Também atua como colaborador da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e voluntário em diversas organizações, incluindo o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul e a Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima.

Confira a programação:

Manhã

8h30min – Inicio do credenciamento

9h -Boas-vindas e momento cultural

9h10min – Mesa de abertura

9h30min – Aprovação do Regulamento da 3ª CMMAPel

9h40min – 1ª palestra

10h10min – coffee-break

10h25min – 2ª palestra

10h55min – 3ª palestra

11h25min – Perguntas aos palestrantes

11h45min – Apresentação da metodologia dos grupos de trabalho

12h – almoço

Tarde

13h30min – Divisão dos grupos de trabalho

15h30min – Consolidação e priorização das duas propostas por eixo

15h45min – coffee-break

16h – retorno ao auditório

16h10min – Apresentação dos eixos e das propostas priorizadas

16h15min – Eixo I – Mitigação

16h25min – Eixo II – Preparação para Desastres

16h35min – Eixo III – Justiça Climática

16h45min – Eixo IV – Transformação Ecológica

16h55min – Eixo V – Governança e Educação Ambiental

17h5min – Leitura das dez propostas priorizadas e aprovadas

17h15min – Apresentação e votação dos candidatos a delegados da 3ª CMMAPel

17h30min – Fala de encerramento da 3ª CMMAPel

Leia também:

Onda de calor pode causar sensação térmica de 70°C, indica USP

Especialista alerta sobre efeitos do La Niña: “vamos viver mais uma rodada de prejuízos, sobretudo no campo, com forte impacto na economia”

Utilidade Pública

Mega-Sena acumula novamente e prêmio está estimado em R$ 53 milhões


O concurso 2.827 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (11), não teve nenhum acertador das seis dezenas. O prêmio acumulou e…


O concurso 2.827 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (11), não teve nenhum acertador das seis dezenas. O prêmio acumulou e…