Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2024

Projeto Orumalé Sagrado homenageia lideranças locais em Pelotas

Com foco em ações sociais, ambientais e religiosas, o projeto busca integrar a comunidade, distribuir alimentos e promover o respeito às tradições de matriz africana


Por Anelise Freitas Publicado 09/12/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-12-09T081119.990
Foto: Rede social

O projeto Orumalé Sagrado Pelotas, que une ações sociais, ambientais e religiosas, homenageou 14 lideranças da cidade na tarde deste sábado (7), em cerimônia realizada na esquina do axé, ponto simbólico do cruzamento do Largo do Mercado com a praça 7 de Julho, no centro de Pelotas. Dentre as personalidades homenageadas, 12 eram mulheres, incluindo a prefeita Paula Mascarenhas, destacada por sua atuação na criação do Conselho dos Povos de Terreiro.

O coordenador do projeto, babalorixá Juliano de Oxum, explicou que a escolha de Paula se deu pelo papel fundamental da prefeita na valorização das religiões de matriz africana em Pelotas. A cidade é pioneira no Brasil ao ter Oxum como padroeira, uma mulher negra, e em celebrar o dia de Bará, em 13 de junho, um marco para a cultura local.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O projeto Orumalé Sagrado Pelotas realiza diversas ações para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social, como a distribuição de alimentos, além de alertar para os riscos ambientais associados às oferendas. Há 13 anos, o projeto também promove atividades de esclarecimento sobre os significados religiosos em ações realizadas no Mercado Central. Interessados em contribuir com doações podem entrar em contato pelo WhatsApp (53) 99145-0847.

A secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, também foi homenageada durante o evento.

Leia também

Inauguração de espaço para atividades de robótica é realizada em Pelotas

Rio Grande do Sul registra menor índice de pobreza extrema no Brasil em 2023