Projeto Orumalé Sagrado homenageia lideranças locais em Pelotas
Com foco em ações sociais, ambientais e religiosas, o projeto busca integrar a comunidade, distribuir alimentos e promover o respeito às tradições de matriz africana
O projeto Orumalé Sagrado Pelotas, que une ações sociais, ambientais e religiosas, homenageou 14 lideranças da cidade na tarde deste sábado (7), em cerimônia realizada na esquina do axé, ponto simbólico do cruzamento do Largo do Mercado com a praça 7 de Julho, no centro de Pelotas. Dentre as personalidades homenageadas, 12 eram mulheres, incluindo a prefeita Paula Mascarenhas, destacada por sua atuação na criação do Conselho dos Povos de Terreiro.
O coordenador do projeto, babalorixá Juliano de Oxum, explicou que a escolha de Paula se deu pelo papel fundamental da prefeita na valorização das religiões de matriz africana em Pelotas. A cidade é pioneira no Brasil ao ter Oxum como padroeira, uma mulher negra, e em celebrar o dia de Bará, em 13 de junho, um marco para a cultura local.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O projeto Orumalé Sagrado Pelotas realiza diversas ações para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social, como a distribuição de alimentos, além de alertar para os riscos ambientais associados às oferendas. Há 13 anos, o projeto também promove atividades de esclarecimento sobre os significados religiosos em ações realizadas no Mercado Central. Interessados em contribuir com doações podem entrar em contato pelo WhatsApp (53) 99145-0847.
A secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, também foi homenageada durante o evento.
Leia também
Inauguração de espaço para atividades de robótica é realizada em Pelotas
Rio Grande do Sul registra menor índice de pobreza extrema no Brasil em 2023