Rio Grande inicia processo de licitação para novo sistema de transporte coletivo em Audiência Pública
A reunião foi conduzida pela Prefeitura e transmitida pelas redes sociais
Na última sexta-feira (29), o Salão Nobre Deputado Carlos Santos sediou uma Audiência Pública para a apresentação dos dados sobre o sistema de transporte coletivo de Rio Grande e o início do processo de licitação para a contratação de uma nova empresa prestadora do serviço no município. A reunião foi conduzida pela Prefeitura e transmitida pelas redes sociais.
Durante o evento, foram apresentados os resultados de uma pesquisa encomendada pelo Executivo Municipal à consultoria Grupo Maciel, que analisou aspectos como custos operacionais, número de usuários diários e mensais, horários e linhas de maior demanda, além da contabilização de usuários pagantes e de gratuidade. O objetivo da pesquisa foi embasar a licitação e identificar os desafios do sistema atual.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O secretário de Mobilidade, Anderson Castro, destacou os desafios da licitação de acordo com a Lei Federal nº 14.133/2021, que regula os processos licitatórios no setor público. Ele também relembrou a quebra de contrato com a empresa responsável pelo transporte coletivo em 2022 e as ações do município para garantir a continuidade do serviço.
Além disso, Castro falou sobre projetos como a “Rota do Parque”, que visa melhorar a infraestrutura viária com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e a criação de vias exclusivas para o transporte coletivo em horários de pico, medidas que visam melhorar a eficiência do sistema.
A audiência contou com a presença de representantes da comunidade, sindicatos, estudantes e do Legislativo Municipal. A reunião também pode ser assistida online.
Leia também
Zona Sul do RS é foco de grande operação da Polícia Civil contra organizações criminosas