Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Rio Grande inicia processo de licitação para novo sistema de transporte coletivo em Audiência Pública

A reunião foi conduzida pela Prefeitura e transmitida pelas redes sociais


Por Redação Clic Pelotas Publicado 02/12/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-10-19T101102.664
Foto: Prefeitura do Rio Grande

Na última sexta-feira (29), o Salão Nobre Deputado Carlos Santos sediou uma Audiência Pública para a apresentação dos dados sobre o sistema de transporte coletivo de Rio Grande e o início do processo de licitação para a contratação de uma nova empresa prestadora do serviço no município. A reunião foi conduzida pela Prefeitura e transmitida pelas redes sociais.

Durante o evento, foram apresentados os resultados de uma pesquisa encomendada pelo Executivo Municipal à consultoria Grupo Maciel, que analisou aspectos como custos operacionais, número de usuários diários e mensais, horários e linhas de maior demanda, além da contabilização de usuários pagantes e de gratuidade. O objetivo da pesquisa foi embasar a licitação e identificar os desafios do sistema atual.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O secretário de Mobilidade, Anderson Castro, destacou os desafios da licitação de acordo com a Lei Federal nº 14.133/2021, que regula os processos licitatórios no setor público. Ele também relembrou a quebra de contrato com a empresa responsável pelo transporte coletivo em 2022 e as ações do município para garantir a continuidade do serviço.

Além disso, Castro falou sobre projetos como a “Rota do Parque”, que visa melhorar a infraestrutura viária com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e a criação de vias exclusivas para o transporte coletivo em horários de pico, medidas que visam melhorar a eficiência do sistema.

A audiência contou com a presença de representantes da comunidade, sindicatos, estudantes e do Legislativo Municipal. A reunião também pode ser assistida online.

Leia também

Zona Sul do RS é foco de grande operação da Polícia Civil contra organizações criminosas