Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de dezembro de 2024

Verão chega ao Sul com calor, chuvas intensas e possibilidade de granizo

Previsão aponta para chuvas fortes, ventos e quedas de granizo, com temperaturas acima da média e influência do fenômeno La Niña no clima da região


Por Anelise Freitas Publicado 21/12/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (51)
Foto: Agência Brasil

Neste sábado (21), o verão chega oficialmente à região Sul do Brasil, trazendo consigo um aumento nas temperaturas, dias mais longos e mudanças climáticas rápidas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação promete trazer calor intenso, além de chuvas fortes, queda de granizo, ventos de moderados a fortes e descargas elétricas.

Embora a região Norte do país e a Amazônia tenham maior probabilidade de chuvas acima da média, o meteorologista do Inmet, Mozar Salvador, alerta que o Sul também poderá enfrentar períodos de chuvas persistentes. Apesar de a previsão para o Sul apontar para chuvas abaixo da média, o fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul pode alterar o cenário, provocando precipitações fortes e rápidas. O clima instável será um dos principais desafios para os moradores da região ao longo da estação.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Em termos de temperatura, a previsão para o Sul é de que as temperaturas fiquem acima da média, com o calor predominando durante o período. A influência do fenômeno climático La Niña, que está sendo monitorado por especialistas, também poderá afetar o clima no Brasil. O Inmet, com base em estudos do centro de pesquisa da Coréia do Sul, indica uma probabilidade de 60% de que as condições de La Niña se desenvolvam entre janeiro e março de 2025, impactando diretamente o verão e podendo alterar a intensidade das chuvas.

O verão chega no Brasil oficialmente às 6h20 da manhã, horário de Brasília, deste sábado, e vai até o dia 20 de março, com término às 6h02 da manhã.

As informações foram obtidas através da Agência Brasil

Leia também

Polícia Civil conclui Operação Taim e recupera gado furtado em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar

Desentendimento no Centro de Camaquã: homem ameaça agressão com facão