Verão chega ao Sul com calor, chuvas intensas e possibilidade de granizo
Previsão aponta para chuvas fortes, ventos e quedas de granizo, com temperaturas acima da média e influência do fenômeno La Niña no clima da região
Neste sábado (21), o verão chega oficialmente à região Sul do Brasil, trazendo consigo um aumento nas temperaturas, dias mais longos e mudanças climáticas rápidas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação promete trazer calor intenso, além de chuvas fortes, queda de granizo, ventos de moderados a fortes e descargas elétricas.
Embora a região Norte do país e a Amazônia tenham maior probabilidade de chuvas acima da média, o meteorologista do Inmet, Mozar Salvador, alerta que o Sul também poderá enfrentar períodos de chuvas persistentes. Apesar de a previsão para o Sul apontar para chuvas abaixo da média, o fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul pode alterar o cenário, provocando precipitações fortes e rápidas. O clima instável será um dos principais desafios para os moradores da região ao longo da estação.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Em termos de temperatura, a previsão para o Sul é de que as temperaturas fiquem acima da média, com o calor predominando durante o período. A influência do fenômeno climático La Niña, que está sendo monitorado por especialistas, também poderá afetar o clima no Brasil. O Inmet, com base em estudos do centro de pesquisa da Coréia do Sul, indica uma probabilidade de 60% de que as condições de La Niña se desenvolvam entre janeiro e março de 2025, impactando diretamente o verão e podendo alterar a intensidade das chuvas.
O verão chega no Brasil oficialmente às 6h20 da manhã, horário de Brasília, deste sábado, e vai até o dia 20 de março, com término às 6h02 da manhã.
As informações foram obtidas através da Agência Brasil
Leia também
Polícia Civil conclui Operação Taim e recupera gado furtado em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar
Desentendimento no Centro de Camaquã: homem ameaça agressão com facão