Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

4 de outubro: Dia Mundial dos Animais e de São Francisco de Assis

O Dia Mundial dos Animais é celebrado como forma de alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente, e para relembrar os direitos dos animais


Por Kathrein Silva Publicado 04/10/2024
Ouvir: 00:00
hcr
Foto: wikimedia commons

No dia 4 de setembro é comemorado o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza. Também é celebrado o Dia Mundial dos Animais, como forma de alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente, e para relembrar os direitos dos animais.

Dia Mundial do Animais

A data foi instituída em 1931, na cidade de Florença, Itália, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal, por ecologistas pioneiros na defesa dos animais.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O dia 4 de outubro também foi escolhido por coincidir com o dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. Conhecido por sua relação de respeito com toda a natureza, especialmente com os animais os quais se referia como “irmãos”, São Francisco dedicou-se a amar todas as criaturas e lutou para que os animais fossem tratados com a dignidade que merecem.

Mesmo com a existência da data comemorativa, os direitos dos animais só foram reconhecidos muito tempo depois, em 1978, com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Organização das Nações Unidas (ONU).

São Francisco de Assis

Nascido em 1181 ou 1182 (há divergências na datação por conta da época), em Assis, na Itália, Giovanni di Pietro di Bernardone veio de uma família rica e teve uma juventude marcada pela vida despreocupada e luxuosa. Em um época chegou até ser soldado.

Com o passar dos anos, o jovem começou a sentir necessidade de se distanciar da vida de conforto e renunciar à riqueza de sua família. Há um momento, inclusive, em sua descoberta espiritual, que seu pai o coloca em uma situação de vexame público ao realizar cobranças ao filho.

Após renunciar aos luxos que a vida de sua família ostentava, São Francisco começou a reunir seguidores que desejavam viver de acordo com os mesmos princípios. Logo após, trocou suas roupas luxuosas pelas de um mendigo, experimentando pela primeira vez a vida na pobreza. Retornou a Assis, à casa de seus pais, e se entregou ainda mais à oração e ao silêncio.

A partir de então, começou a pregar uma vida de desapego material e amor incondicional por todas as criaturas. Em 1209, Francisco fundou a Ordem dos Frades Menores, ou Franciscanos, com base em seus princípios de humildade, pobreza e serviço aos necessitados.

O 4 de outubro marca o dia de sua morte, em 1226, quando Francisco, já com a saúde fragilizada, faleceu em Assis. Dois anos depois, foi canonizado pelo Papa Gregório IX.