Alinhamento planetário ocorre no começo de 2025
Em janeiro de 2025, os seis dos sete planetas que compõem o Sistema Solar, excluindo a Terra, irão se alinhar. Já em 28 fevereiro de 2025 ocorrerá o alinhamento planetário total
Em janeiro de 2025, os seis dos sete planetas que compõem o Sistema Solar, excluindo a Terra, irão se alinhar. Já em 28 fevereiro de 2025 ocorrerá o alinhamento planetário total.
O alinhamento planetário ocorre de duas formas. A primeira, quando todos os planetas se encontram no mesmo lado da estrela em uma falsa linha reta imaginária vista do próprio Sol. Entretanto, os planetas não podem se alinhar perfeitamente em três dimensões, isto é altamente incomum, tanto que ocorre apenas sete vezes a cada milênio.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
De acordo com especialistas, o próximo “superalinhamento planetário” só deve acontecer em 6 de maio de 2492. Nenhum de nós estará vivo para ver.
A segunda definição ocorre quando um observador da Terra tem a impressão de que os planetas estão “juntos” no céu. Quanto menor o setor em que os planetas estão visíveis, mais impressionante se torna este aparente alinhamento.
Os dois alinhamentos que teremos em janeiro e fevereiro de 2025 correspondem à primeira definição, portanto os planetas parecerão pseudoalinhados no céu.
Como distinguir planetas de estrelas?
De modo geral, as estrelas cintilam e os planetas, não. O cintilar é semelhante ao tremeluzir, aumentando e diminuindo continuamente o brilho, de modo que os planetas aparecerão como pontos de brilho mais constante.
Vênus será o planeta mais brilhante, seguido por Júpiter. Por outro lado, Saturno aparecerá como um ponto brilhante próximo a Vênus. Depois de localizarmos esses três planetas no céu, teremos de olhar ao redor da linha que os une para localizar os planetas restantes. Embora Vênus, Júpiter, Saturno e Marte sejam visíveis a olho nu, mantenha um par de binóculos à mão para não perder os demais.