Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Chuva de meteoros Oriônidas deve ser visível do Brasil

A chuva de meteoros Oriônidas deverá atingir seu auge entre domingo (20) e terça-feira (22). Durante o período deve ser possível observar a olho nu a passagem de detritos do cometa Halley pela Terra


Por Kathrein Silva Publicado 21/10/2024
Ouvir: 00:00
fivs (72)
Foto: Observatório Espacial Heller & Jung / Divulgação

A chuva de meteoros Oriônidas deverá atingir seu auge entre domingo (20) e terça-feira (22). Durante o período deve ser possível observar a olho nu a passagem de detritos do cometa Halley pela Terra. O fenômeno poderá ser visto do Brasil.

O evento ocorre anualmente quando a Terra, durante o movimento de translação, cruza por detritos deixados pelo cometa Halley no espaço. Como resultado, resquícios do astro como poeira e pequenos pedaços de rocha ingressam na atmosfera do planeta e formam o fenômeno.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Segundo o professor Carlos Jung, do Observatório Astronômico Heller & Jung, em Taquara, a expectativa é que entre 20 e 30 meteoritos devem cortar o céu da Terra por hora entre domingo e terça.

Jung ainda declara que o  melhor momento para observar a chuva de meteoros é durante a madrugada. Os meteoritos cruzam a atmosfera na constelação de Órion, que abriga as “Três Marias”. Durante a noite, a orientação é olhar em direção as estrelas. Próximo ao amanhecer, deve-se observar o leste, onde o sol nasce.