O que assistir nos cinemas em janeiro? Confira as principais estreias do mês
Janeiro será um mês repleto dos mais diferentes filmes, indo desde um terror gótico no século 19 até as aventuras de Chico Bento e seus amigos
Após a primeira semana do mês de janeiro, os primeiros filmes do ano de 2025 já fizeram suas estreias nos cinemas de Pelotas e região, se juntando aos sucessos do final do ano passado que ainda permanecem em cartaz, como “Ainda Estou Aqui”, “Sonic 3”, “Moana 2”, “Mufasa” e “O Auto da Compadecida 2”. Com um mês recheado dos mais diferentes gêneros, indo desde um terror gótico no século XIX até as aventuras de Chico Bento e seus amigos, janeiro não deixará nenhum tipo de público sem um filme do seu agrado.
Nosferatu – 02/01
O principal destaque dessa primeira semana do ano foi “Nosferatu”, um remake do clássico de 1922, uma cópia não autorizada do Drácula de Bram Stoker, que reimagina o clássico do terror. Atualizando a obra original, o filme trata da obsessão do milenar Conde Orlok (Bill Skarsgård), ou Nosferatu, uma entidade demoníaca que planeja conquistar o que ele diz pertencer a ele, a vida de Ellen Hutter (Lily-Rose Depp). E para isso, o vampiro atrai o seu marido, Thomas Hutter (Nicholas Hoult), até o seu castelo com o falso pretexto de comprar uma propriedade em ruínas na cidade de Bremen, na Alemanha, que pertence à empresa que ele trabalha.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa e Babygirl – 09/01
A segunda semana do ano traz um clássico da literatura brasileira escrito por Mauricio de Sousa às telonas pela primeira vez, “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” retrata a aventura do personagem para conseguir subir em sua amada goiabeira e pegar a fruta sem o dono das terras saber. O que Chico não esperava era que sua preciosa árvore estaria ameaçada pela construção de uma estrada na região, já que, para desenhar a rodovia, será preciso pavimentá-la pela propriedade de Nhô Lau, exatamente onde a goiabeira está plantada. Focado em salvar a árvore, Chico Bento reúne seus amigos Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata, Hiro e toda a comunidade para acabar com o projeto da família de Genezinho e Dotô Agripino.
Enquanto Chico Bento promete ser um sucesso entre as crianças, “Babygirl” segue os passos de sucessos adultos como a trilogia de Cinquenta Tons de Cinza, mas dessa vez sob uma perspectiva diferente. O filme conta a história de uma CEO (Nicole Kidman) que coloca sua carreira e família em risco quando inicia um tórrido caso amoroso com um estagiário (Harris Dickinson) muito mais jovem. Além dos dois protagonistas, Antonio Banderas e Esther Rose McGregor também estrelam o filme.
Lobisomem e MMA – Meu Melhor Amigo – 16/01
Com mais uma grande estreia de terror, a terceira quinta-feira do mês de janeiro nos cinemas trará mais uma obra adaptando a famosa história do Lobisomem. Dessa vez, após serem atacados por um animal invisível, Blake (Christopher Abbott), Charlotte (Julia Garner) e a filha do casal se escondem em uma fazenda enquanto a criatura ronda o perímetro. Conforme a noite avança, no entanto, o que parece ser uma infecção em Blake começa fazê-lo se comportar de forma estranha, transformando-se em algo irreconhecível.
Com roteiro do próprio Marcos Mion, “MMA – Meu Melhor Amigo”, conta a história de Max (Marcos Mion), um grande campeão de MMA que está enfrentando o fim de sua carreira, está afastado do ringue enquanto se recupera de uma lesão séria no ombro. Quando descobre ser pai de um menino autista de 8 anos, ele precisa enfrentar dois desafios: compreender seu filho, conquistar seu carinho e ressignificar seus valores e se preparar para a maior luta da carreira, a sua última chance de uma grande volta. Além do apresentador, Andréia Horta, Vanessa Giácomo e Antonio Fagundes também estrelam a produção nacional.
Anora e Conclave – 23/01
Os primeiros meses do ano costumam trazer filmes que começam a despontar nas premiações de cinema, muitas vezes antecedendo uma indicação ao Oscar. “Conclave” e “Anora” chegam aos cinemas em janeiro nesse contexto, aparecendo fortemente nas últimas grandes premiações e recebendo cada vez mais atenção conforme o Oscar se aproxima.
Em “Anora”, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma garota de programa da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Abordando um tema que é notícia em todo mundo, o “Conclave” acompanha um dos eventos mais secretos e antigos da humanidade: A escolha de um novo Papa. Após a morte inesperada do atual pontífice, o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) é encarregado de conduzir esse processo confidencial. Os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção, cada um com suas próprias ambições. Lawrence se vê no centro de uma conspiração, desvendando segredos que ameaçam não apenas sua fé, mas também as fundações da Igreja.
Para além dos cinemas convencionais da cidade e suas estreias em janeiro nos cinemas de Pelotas, o Cine UFPel, localizado no prédio da Rua Lobo da Costa, 447, possui um calendário de amostras de curtas e filmes longa-metragens exibidos de forma totalmente gratuita. Para mais informações, basta acessar o Instagram do Cine UFPel.
Leia também:
Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui