Dia dos Finados: Conheça a história por trás desse feriado
Com origem na cultura celta, o dia dos finados é celebrado no dia 2 de novembro
Celebrado no dia 2 de novembro o, também conhecido como Dia dos Mortos ou apenas Finados, é um feriado religioso dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. Dia onde familiares, amigos e conhecidos visitam os cemitérios para deixar flores e uma visita, acendendo velas e prestando mais uma homenagem.
A criação oficial da data, parte da Igreja Católica Apostólica Romana no ano 998 d.C, onde o abade francês Odilo de Cluny (994-1048) destinou esse dia para a homenagem aos mortos em todos os mosteiros. A partir daí, a Igreja e o Papa seguiram utilizando essa data e ela foi sendo incorporada ao calendário da igreja e se tornou uma tradição dentro da religião e dos seus seguidores.
A origem Celta e suas variações
Os cristãos chegaram nos países que viviam os celtas, especialmente na Irlanda, por volta do século 5 e os padres católicos acharam mais fácil converter as pessoas à sua fé incorporando algumas das celebrações pagãs ao calendário da Igreja. Uma prática comum no período e amplamente difundida durante a conquista do império romano.
Dessa maneira, surgindo a partir da influência do Samhain, festival que celebra a passagem de ano dos Celtas, e que também influenciou o Halloween e outras datas comemorativas. Assim, o dia dos Finados só foi se tornar uma data reconhecida pela Igreja a partir do século 10 e difundida entre os seus seguidores desde então.
Apesar de praticamente toda religião ou povoado possuir sua própria versão dessa data, em variados dias, a mais conhecida dela é uma variação direta, o Dia de los Muertos. Um dia que é realmente celebrado no México, onde acontece no dia 1º de novembro e tem um aspecto feliz, onde a morte e a lembrança dos que nos deixaram é vista de uma forma positiva e as pessoas costumam pintar seu rosto com caveiras e usar roupas típicas. É dito que é o dia onde os mortos deixam os cemitérios para visitar os vivos.