Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Fragmentos de comunidade Guarani de aproximadamente 10 mil anos atrás são encontrados após enchente no RS

É possível que este seja um dos maiores sítios arqueológicos do estado


Por Pablo Bierhals Publicado 24/07/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 – 2024-07-24T161948.354
Foto: Reprodução/Arqueólogo João Heitor

Um grupo de historiadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou achados arqueológicos de uma comunidade Guarani que teria vivido em Dona Francisca, Região Central do Rio Grande do Sul, entre 5 mil e 10 mil anos atrás. Os fragmentos foram encontrados após enchentes que atingiram a região.

O mais recente sítio arqueológico está localizado crateras formadas pela correnteza do Rio Jacuí em uma plantação de arroz, onde agricultores encontraram fragmentos de cerâmica, pedras lascadas e peças com grafias ou pinturas, evidenciando a presença de uma antiga aldeia Guarani. É estimado que até 300 pessoas viveram ali.

Os Guarani migraram da Amazônia seguindo as bacias hidrográficas em busca de terras férteis para a agricultura, especialmente para o cultivo de mandioca, conforme relata o arqueólogo João Heitor Macedo em entrevista ao Diário de Santa Maria. Ele e a professora Maria Medianeira Padoin lideram os trabalhos no local.

É possível que este seja um dos maiores sítios arqueológicos do estado.