Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

Hoje na História: 23 anos do atentado às Torres Gêmeas

O atentado aconteceu em 2001 e matou quase três mil pessoas


Por Kathrein Silva Publicado 11/09/2024
Ouvir: 00:00
PNG (23)
Foto: Robert Giroux

Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, completam 23 anos do atentado às Torres Gêmeas em Nova York, nos Estados Unidos da América. O atentado matou quase de três mil pessoas.

Considerado o maior atentado terrorista da história, o caso aconteceu em 2001, quando quatro aviões comerciais foram sequestrados pela Al-Qaeda. Sendo que destes, dois colidiram com as duas torres no World Trade Center, em Nova Iorque, e um outro com o Pentágono, em Washington DC.

A quarta aeronave que caiu em um campo na Pensilvânia e que tinha como alvo a Casa Branca.

Impacto nas Leis Antiterrorismo

O atentado levou a uma reformulação das políticas de segurança nos Estados Unidos e no mundo. Uma das respostas mais imediatas foi a criação do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) e a aprovação do Patriot Act, uma legislação que expandiu os poderes do governo em termos de vigilância e combate ao terrorismo.