Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

Hoje na História: 55 anos desde que o homem pisou na lua pela primeira vez

Em 20 de julho de 1969 o homem pisava pela primeira vez na lua. O feito do astronauta norte-americano Neil Armstrong e do seu colega Buzz Aldrin foi transmitido ao vivo para 100 milhões de pessoas


Por Kathrein Silva Publicado 20/07/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-07-19T132454.905
Foto: NASA

Em 20 de julho de 1969 o homem pisava pela primeira vez na lua. O feito do astronauta norte-americano Neil Armstrong e do seu colega Buzz Aldrin foi transmitido ao vivo para 100 milhões de pessoas. Foram, ao todo, duas horas e 45 minutos de caminhada pelo satélite.

Este é um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Ao pisar na superfície lunar, Armstrong disse esta famosa frase. Ao todo, os dois astronautas ficaram 21 horas no satélite. Os dois aproveitaram sua estada na Lua para fincar a bandeira dos Estados Unidos, recolher cerca de de 22 kg de material e fazer fotos. Ambos pousaram numa região chamada Mar da Tranquilidade, a bordo do módulo lunar Eagle.

A missão de grande sucesso havia começado no dia 16 de julho, quando o foguete Saturno V foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, transportando a espaçonave Columbia. A tripulação era formada pelo comandante Neil Armstrong, Michael Collins (piloto do módulo de comando) e Edwin “Buzz” Aldrin (piloto do módulo lunar).

A Apollo 11 retornou à Terra no dia 24 de julho a uma velocidade de 11.031 metros por segundo e pousou no Oceano Pacífico. Os três astronautas ainda precisaram ficar de quarentena para evitar que trouxessem algum tipo de micróbios do espaço. Depois, viraram celebridades mundiais e escreveram para sempre os seus nomes na história.