Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Pelotas comemora os 200 Anos da presença Luterana no Brasil em Audiência Pública

A audiência, marcada por apresentações culturais, teve a participação do prefeito em exercício, Idemar Barz, e homenageou a contribuição histórica da Igreja Evangélica Luterana ao Brasil


Por Redação Publicado 02/12/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-12-02T091742.120
Foto: Michel Corvello

A Câmara de Vereadores de Pelotas foi palco na noite desta sexta-feira (29) de uma audiência pública que celebrou os 200 anos da chegada da presença luterana ao Brasil. O evento, que teve sua data original remarcada por conta das restrições eleitorais e os impactos da enchente de maio, contou com a participação do prefeito em exercício, Idemar Barz, que revisitou suas raízes luteranas durante a cerimônia.

A celebração, proposta inicialmente pelo vereador Paulo Coutinho (Cidadania), foi marcada por apresentações culturais, incluindo uma performance da orquestra Metais e Cia. A música foi acompanhada por Idemar Barz, que, além de prefeito, é também gaiteiro profissional. “A minha primeira escola foi na igreja e o primeiro professor era o pastor”, compartilhou Barz, ao rememorar suas experiências de infância no interior de São Lourenço do Sul.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A audiência também contou com o grupo de canto Renascer, da Paróquia Trindade, do bairro Santa Terezinha. Durante o evento, o vereador Coutinho entregou uma placa de reconhecimento ao pastor sinodal Fábio Steinhart em homenagem aos dois séculos de presença luterana no Brasil.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), que hoje está presente em todos os estados brasileiros, com 630 mil fiéis, possui 1.800 comunidades e uma rede de escolas, hospitais e projetos sociais que atendem diversas regiões do país. A presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Sul-rio-grandense, Rejane Maria Peter, também esteve presente na cerimônia, que destacou a importância da fé luterana para a história e cultura da região.

Leia também

Temporal: cerca de 250 mil seguem sem energia na área de concessão da Equatorial

Justiça derruba liminar que impedia venda de área da Associação Rural de Pelotas

Estado transfere 17 apenados para a Pasc e desarticula comércio ilegal no entorno do Complexo Prisional de Canoas