Pelotas comemora os 200 Anos da presença Luterana no Brasil em Audiência Pública
A audiência, marcada por apresentações culturais, teve a participação do prefeito em exercício, Idemar Barz, e homenageou a contribuição histórica da Igreja Evangélica Luterana ao Brasil
A Câmara de Vereadores de Pelotas foi palco na noite desta sexta-feira (29) de uma audiência pública que celebrou os 200 anos da chegada da presença luterana ao Brasil. O evento, que teve sua data original remarcada por conta das restrições eleitorais e os impactos da enchente de maio, contou com a participação do prefeito em exercício, Idemar Barz, que revisitou suas raízes luteranas durante a cerimônia.
A celebração, proposta inicialmente pelo vereador Paulo Coutinho (Cidadania), foi marcada por apresentações culturais, incluindo uma performance da orquestra Metais e Cia. A música foi acompanhada por Idemar Barz, que, além de prefeito, é também gaiteiro profissional. “A minha primeira escola foi na igreja e o primeiro professor era o pastor”, compartilhou Barz, ao rememorar suas experiências de infância no interior de São Lourenço do Sul.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A audiência também contou com o grupo de canto Renascer, da Paróquia Trindade, do bairro Santa Terezinha. Durante o evento, o vereador Coutinho entregou uma placa de reconhecimento ao pastor sinodal Fábio Steinhart em homenagem aos dois séculos de presença luterana no Brasil.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), que hoje está presente em todos os estados brasileiros, com 630 mil fiéis, possui 1.800 comunidades e uma rede de escolas, hospitais e projetos sociais que atendem diversas regiões do país. A presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Sul-rio-grandense, Rejane Maria Peter, também esteve presente na cerimônia, que destacou a importância da fé luterana para a história e cultura da região.
Leia também
Temporal: cerca de 250 mil seguem sem energia na área de concessão da Equatorial
Justiça derruba liminar que impedia venda de área da Associação Rural de Pelotas