Workshop da Carne Angus movimenta a conferência da 98ª Expofeira de Pelotas
O médico e escritor Fernando Bastos apresentou uma palestra na qual desmistifica a crença de que a carne faz mal à saúde
Convidado para falar no Workshop da Carne Angus realizado na Conferência Rural da 98ª Expofeira, o médico e escritor Fernando Bastos apresentou uma palestra na qual desmistifica a crença de que a carne faz mal à saúde. “A carne é o alimento mais primordial do ser humano e esteve em contato com a nossa natureza durante toda a nossa evolução. A carne é um pacote nutricional completo. É o alimento mais denso do ponto de vista nutricional. Nós fomos projetados para comer carne”, afirmou.
Bastos que este ano lançou o livro O Ciclo Original, no qual aborda as consequências da intervenção humana no planeta sobre a própria saúde das pessoas, falou do papel da carne na evolução dos seres humanos, de sua importância para o desenvolvimento de nosso organismo, sua importância nutricional e atacou os mitos que colaboram para construir a narrativa de que a carne causa malefícios a saúde. Neste ponto destacou as informações de que a carne causa problemas cardiovasculares e pode, em certos casos, causar câncer.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Nosso trato intestinal está perfeitamente adaptado para comer carne, ele está adaptado para uma dieta à base de alimentos de origem animal. Além disso, a carne é riquíssima em todos os aminoácidos essenciais, ela tem componentes que são exclusivos como o ácido retinóico, as vitaminas A, B12, creatina, carnosina, todos nutrientes importantíssimos para o nosso organismo. Além disso, tem uma porção perfeita de gorduras e, até ômega 3, o que poucas pessoas sabem”, explicou.
Conforme Bastos, resgatar o consumo de carne é resgatar a saúde e o equilíbrio do organismo.
Informação e qualificação
O presidente do Núcleo Sudeste Angus,Felipe Weymar ressalta que o workshop promovido pelo Programa Carne Angus Certificada e pela Associação Brasileira de Angus visa difundir a carne angus ao mesmo tempo que dissemina informações qualificadas e conhecimento científico. “Ao trazer um palestrante de renome nacional e promover um debate sobre a relação da carne com a nossa saúde, indiretamente a gente chega aos assuntos relacionados ao mercado, porque o mercado consumidor é feito de pessoas que querem ter saúde”, disse.
A gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes o evento procura, a cada ano, inovar e apresentar ao público da região assuntos alinhados com o mercado e suas possibilidades. A escolha do tema saúde foi feita com o objetivo de furar a bolha do público, formado costumeiramente por produtores, e atrair o público geral, interessado em discussões relacionadas ao tema. “Isso além de qualificar a cadeia traz uma identidade, forma uma consciência do quanto nós produtores muitas vezes não sabemos enaltecer e caracterizar o produto que a gente produz. E nosso papel é saber vender esse produto, saber posicioná-lo e entender para quem ele é direcionado” , afirmou.